A Associação Nacional de Judocas – ANJUS segue ampliando sua presença e fortalecendo o judô no estado da Bahia. Agora, a cidade de Santa Maria da Vitória celebra a oficialização de seu polo (POL014), elevando para 11 o número de polos ativos da instituição espalhados pelo território baiano.
O início desta nova frente aconteceu de forma orgânica, com a chegada do sensei Felisberto Bruno Rozendo Bomfim, faixa preta 1º DAN, que residia na cidade de Taperoá e precisou se mudar para Santa Maria da Vitória por compromissos profissionais. Movido pelo amor à arte marcial, manteve-se ativo através de um dojô local de jiu-jitsu, onde começou a implantar a cultura e prática do judô. Em pouco tempo, a adesão foi tão expressiva que surgiu a necessidade de oficializar um polo da ANJUS para consolidar a modalidade na cidade.
Ao lado de Felisberto, assume também a coordenação do polo o advogado e faixa preta de jiu-jitsu Luciano Nery Costa, que vê no esporte um agente de transformação social. Unindo suas experiências, os dois acreditam que o esporte pode impactar de forma positiva a vida de crianças e adolescentes da região, especialmente através do modelo estruturado que a ANJUS oferece.
A trajetória de Felisberto no judô começou em setembro de 1999, sob orientação do sensei Pe. Neivaldo de Carvalho, no salão paroquial da igreja católica de Taperoá-BA. Ao longo dos anos, também foi treinado por senseis José Raimundo, Emanuel, Jackson e Jacklon. Sua jornada foi marcada por desafios, principalmente para se manter ativo diante de dificuldades pessoais e financeiras. Hoje, ele afirma: “Meu maior projeto é fomentar a formação de jovens dentro e fora do dojô e expandir polos da ANJUS por onde passo, levando o brilhante projeto de judô que o sensei Zezinho promove, além de trazer outras artes marciais para a instituição.”
Luciano, por sua vez, iniciou nas artes marciais em 11 de fevereiro de 2013, na cidade de Planaltina-DF, com o professor Jobson Santos. Sua principal dificuldade foi conciliar os treinos com a faculdade de Direito, mas nunca perdeu o foco no sonho de ver vidas transformadas pelo esporte. Ao aceitar o desafio de integrar a coordenação do polo, reforça seu compromisso de ser um agente de transformação na comunidade.
Para a ANJUS, a oficialização do Polo Santa Maria da Vitória representa mais um passo importante no objetivo de usar o esporte como ferramenta de inclusão social, formando atletas e cidadãos comprometidos, disciplinados e conscientes de seu papel no coletivo.
“É muito significativo ver que o judô chegou para ficar em Santa Maria da Vitória. A união e a visão de Felisberto e Luciano são exatamente o que buscamos em nossas lideranças: comprometimento, paixão e foco na transformação social através do esporte”, destacou José Antônio da Conceição Santos (Zezinho), presidente-fundador e diretor técnico geral da ANJUS.
Com essa nova parceria, o Polo Santa Maria da Vitória já começa suas atividades integrado ao sistema ANJUS, assumindo responsabilidades técnicas e administrativas, seguindo os regulamentos da entidade e com metas claras para o crescimento da modalidade na cidade.
📍 Agora somos 11 polos ativos! A ANJUS segue firme em sua missão de espalhar o judô e seus valores por toda a Bahia e Brasil.
©2025 ANJUS. Todos os direitos reservados